quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Mulher de Oitenta


Vinicius de Moraes poderia cantarolar olha que coisa mais linda mais cheia de graça, é uma velhinha que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar. Se ainda existe uma mulher do lar, ela tem oitenta anos. Principalmente no nosso lar.

Me responda: existe alguma coisa mais bonita do que ver uma senhora de oitenta anos, aqueles cabelos brancos  (mulher honesta de oitenta anos não pinta o cabelo), caminhando pela rua de mãos dadas com o marido, bem mais trôpego do que ela? Quantas vidas existem naquelas mãos entrelaçadas? Quantos filhos, netos e bisnetos? Quanta vida, quanta história. Quanta gente aquela mulher de oitenta colocou no mundo? E agora lá vai ela, caminhando, sem pressa nenhuma, sabe lá pra onde. Ela e o homem dela. Eternos enquanto duram.

É, já não se fazem mais mulheres como as de oitenta. Perdemos a fórmula e esquecemos, quase sempre, que elas existem. Mulher de um só amor, de uma só dedicação.

As mulheres de oitenta se dividem basicamente em três categorias: as ainda casadas (como sofrem com seus maridos há algumas décadas), as viúvas (como sofreram com a morte do marido) e as com mal de Alzheimer (que não sofrem, porque não sabem mais).

O incrível é que a gente olha para uma velhinha e pensa que ela não saca mais nada. Que está apenas sentada ali na porta esperando o próprio enterro passar. Lêdo e lerdo engano. Aquela que faz aniversário, com filhos netos e bisnetos em volta. Olha ela lá, na dela, sentada na cadeira olhando o nada. Engana-se, milha filha, Ela está percebendo tudo. Ela sabe o que está rolando na festinha da bisa. Sabe quem trai quem, quem deve pra quem, quem odeia quem, dentro de seus próprios descendentes. mas ninguém dá bola pra ela.

A mulher de oitenta é a mais sábia das mulheres.

Ela já teve trinta, achando que sabia de tudo. Chegou aos quarenta: agora é que eu sei. E aí foi indo até chegar ali. Cada vez conhecendo mais o mundo e as pessoas do mundo. Quando vê o Bush dizendo besteira na televisão, ninguém lhe pergunta o que achou. Têm certeza que ela vai dizer bobagem. Mas, se ousarem a perguntar, vão ouvir uma frase curta, perfeita, exata. Quase filosófica. As mulheres de oitenta filosofam. Infelizmente ninguém as ouve.

Você deve achar que uma velhinha não pensa em sexo. Imagina! Então me diga em que idade ela parou, se sempre pensou cada vez mais, durante os vinte, trinta, quarenta, etc. Será que chegou numa idade e ela disse para ela mesma: hoje vou parar de pensar em sexo. Negativo. Pensa, e muito. Tenho uma parente que morreu aos 87 anos se masturbando. Feliz e sem a menor culpa, apesar de ir todo domingo à missa. Sábia, descobriu que o prazer não pode ser pecado. Deve estar no céu, a danadinha. Cantando os anjos com ou sem trombetas.

Quanto àquelas que tem o mal de Alzheimer (antigamente eram apenas caducas, pioraram o nome e não arrumaram o remédio) não sabem o que está acontecendo no mundo. Sua mente não guarda nada do presente (o que tem lá suas vantagens), mas se lembram do passado como se fossem ontem. Pergunte sobre o baile de debutantes, como foi que ela conheceu o marido dela, daquela famosa quadrilha, das fofocas familiares dos anos 30. Um diário do passado vai invadir sua cabeça e seus olhos vão ficar brilhando.


Ah, as mulheres de oitenta com seus cabelos brancos, seus óculos redondos e sua caixinha de remédios. Sábias, filósofas, boas. Gente finíssima.

(Mário Prata no livro Cem Melhores Crônicas, p. 72)



Ainda vamos ficar assim.... é só uma questão de tempo!! E muito tempo!!




Um grande beijo para minha Oma Jenny, que tem seus oitenta e poucos anos... e outro para minha Ominha que deve estar lá no céu hoje, de mãos dadas com o grande amor da vida dela, olhando para nós.








2 comentários:

  1. acho que deveriamos ter a experiencia de uma senhora de 80 sem ter 80

    ResponderExcluir
  2. É... será que a gente chega lá?? rsrsrs
    Se a gente se cuidar, chegaremos sim!
    E eu quero ser daquelas que entra no ônibus e vai logo pedindo pra moçada levantar do lugar reservado pra idosos... hehehe
    Mas a minha tia ainda não tem oitenta não viu? Minha mãe fará 76 anos em dezembro e a tia é mais nova... de qualquer forma, tá chegando lá!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos