sábado, 27 de fevereiro de 2010

Feminista, sim, com muito orgulho

Toda vez que eu vejo uma jovem executiva, ambiciosa, competente, pavimentando o seu caminho para o topo e botando os pares de homens no bolso, tenho aquela sensação de não ter lutado em vão. Mas, se ela torce o nariz cheia de desprezo ao ser chamada de feminista, como se fosse uma espécie de xingamento medieval, reação cada vez mais comum, tenho um ataque de indignação! Por que tantas jovens de hoje estão injustamente desrespeitando aquelas que lhes abriram todas as portas? Será que acham que os avanços que temos caíram do céu? Quando escuto então, que elas não são "feministas" e sim "femininas", confesso que me desce uma verdadeira ira.

Não é feminino - e feminista! - buscar os próprios direitos, ter leis que nos protegem da violência doméstica e põe o agressor na cadeia? Não é feminino - e feminista! - ganhar o próprio dinheiro, ser independente para investir ou gastar? Não é feminino - e feminista! - ser dona do próprio corpo, viver plenamente a sexualidade e decidir quando ser mãe? Não é feminino - e feminista! - ver mulheres deputadas, senadoras, governadoras, até presidente de República? Não é absolutamente feminino - e feminista! - queres ganhar salário idêntico aos dos homens quando na mesma função, igualdade que ainda não alcançamos no mundo inteiro?

A discriminação não acabou, as batalhas não foram vencidas, há muito por fazer. E são as novas gerações que terão que enfrentá-las. Para isso vão ter que conhecer e valorizar o trabalho das pioneiras, que pagaram um preço altíssimo pelo que as mulheres jovens de hoje têm como líquido e certo. Vão ter que ter orgulho dessa palavra e de sua carga simbólica, que deveria ser uma medalha no peito de todas nós.

(Márcia Neder - Diretora de Redação - Revista Cláudia, Março 2009 - Seção Eu e Você, pág. 10) 



Estas palavras da Márcia Neder dará inicio a uma sequência de textos e mensagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março.



Beijo a todas as Mulheres e Feministas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos