sábado, 10 de outubro de 2009

A arte de "Quebrar Galho"


Todo mundo já "quebrou algum galho" nesta vida. Alguns galhos são pequenos, outros são gravetos, mas existe aqueles que são verdadeiros troncos, até mesmo árvores imensas...

"Quebrar um galho" é se prejudicar no final da história! Pode ter a certeza! A gente ajuda, e depois a pessoa não reconhece, e às vezes sem querer (repito, às vezes) acaba nos "ferrando".

Um exemplo típico acontece no banco, a esposa do cidadão chega no banco pra você e lhe diz: "eu errei a senha e acabei bloqueando o cartão do meu marido; você pode desbloquear, por favor?". Você delicadamente, e por um milhão de vezes diz à pessoa que, sem o titular da conta estando presente, não será possível efetuar o desbloqueio, e tenta fazer a pessoa entender, que esse é um procedimento de segurança.

A pessoa, insistentemente lhe responde: "meu marido trabalha na roça, não pode perder dia de serviço. Eu estou com todos os documentos dele, certidão de casamento, e preciso pagar uma conta hoje, urgente, caso contrário irão cortar a minha água". Bem, a gente fica com uma certa pena e acaba desbloqueando o cartão, dizendo: "Desta vez eu vou desbloquear, vou "quebrar o galho", mas da próxima vez seu marido vai ter que vir". "Tudo bem", ela responde.

Na semana seguinte, a mesma pessoa aparece solicitando o desbloqueio do cartão do marido dela. Volto a dizer que o desbloqueio somente poderá ser efetuado com a presença do esposo dela... É agora que o problema começa. A pessoa me diz, "na semana passada você desbloqueou sem meu marido estar aqui, por que não quer desbloquear hoje?" A gente explica tudo de novo e completa: "eu avisei a senhora que eu ia "quebrar um galho" pra senhora, que era somente daquela vez. Não posso desbloquear e ponto".

A criatura sai sem reclamar... Eu penso: "que bom que ela entendeu". Entendeu nada! Foi me dedurar para o gerente! Foi dizer a ele que na semana anterior e efetuei o desbloqueio do cartão sem o marido dela estar presente. E adivinhem o que acontece? "Fumada" na certa, já que esse procedimento é proibido por segurança do cliente.

Não disse... "quebrar galho" é o mesmo que "se fuder", desculpem-me o palavriado.

Eu sei que todos tem problemas, que às vezes (só às vezes) precisamos ter um pouco de compaixão no ser humano e entender... mas que bom que fosse só entender, mas não, a gente tem que ajudar... dar os "nossos pulos".

Eu sei também que muitas pessoas já "quebraram o meu galho", e eu as agradeço por isso. Mas eu não me lembro de tê-las prejudicado. Se fiz, peço desculpas!


Bem... "quebrar galhos" pode também resultar em "quebrar uma árvore" já que a pessoa acaba acostumando.    É como deixar a pessoa passar na frente um dia porque está com pressa... nas próximas vezes ela não te pergunta se pode, ela simplesmente fica do lado da fila, debruçado no balcão esperando que você a atenda primeiro. Já ouviram a expressão: "a gente dá uma mão, a pessoa quer o braço todo"?

É... a vida é assim! Por isso que não podemos ser muito "boazinhas"... as pessoas folgam!

Quebrar galho é coisa de "macaco gordo"!

Estou ou não certa?

Abraços.







2 comentários:

  1. Amiga, foi vc que me ensinou os macetes do banco e eu sei mto bem como é isso..... Quebrar galho pra clientes a gente só s f......

    ResponderExcluir

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos