terça-feira, 17 de novembro de 2009

O SUS do Brasil

De acordo com a Constituição de 1989, a saúde é um direito de todos, conforme segue:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Mas não é isso que vemos quando precisamos utilizar o Serviço Único de Saúde, popularmente conhecido como SUS. Há filas enormes para o único atendimento, sem contar no tempo que o paciente fica esperando para realizar um exame que vai diagnosticar o seu problema.

Ao assistir hoje uma reportagem na TV Record, sobre uma paciente que havia perdido a visão e o exame que diagnosticaria o seu caso e a qual tratamento a paciente deveria ser submetida estava marcado para daqui a 2 meses. A TV Record, querendo ajudar, foi até o hospital... e umentou ainda mais a minha indignação quando a enfermeira chefe diz ao reporte que se a paciente não tem condições de esperar o atendimento do SUS, que vá procurar atendimento particular. Pode? E ainda mais, a enfermeira chefe, espantada, disse que o exame será realizado com muita rapidez, visto outros pacientes aguardarem mais de três meses para realizar um exame... e ainda complementou: "temos um paciente com câncer de próstata, que há um ano, está tentando ser encaixado na fila de exames".

E a grande maioria da população brasileira depende dos serviços do SUS...

Desrespeito e descaso com o ser humano, esse é o termo! Sabendo que a saúde é um direito de todos, e que cabe ao Estado dar essas condições ao povo, vemos o contrário acontecer... Cadê o Estado?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos