quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Fatalidade?




Pequenas fatalidades nos acontecem todos os dias e são parte da trama da própria vida. Talvez sejam feitas do mesmo intrincado tecido das grandes fatalidades, aquelas que nos encaminham para o avião que vai cair. Mas as pequenas nos permitem sorrir. Quando você está com pressa, a fila de carros ao lado sempre anda mais rápido. Se você muda de faixa, a outra é que anda. Você está sozinho em casa, entra no banho e o telefone ou a campainha da porta tocam. Você acaba de encher o tanque e no posto adiante a gasolina está bem mais barata. Você começa a dar ré no carro e materializa-se um pedestre atrapalhado passando atrás. Um dia desses fui ao oftalmologista e dilataram-me as pupilas. Eu havia esquecido os óculos escuros em casa e fatalmente o dia resultou claríssimo, sol cruel, prédios e muros de um branco alucinado, tudo feria os olhos.
A idéia de uma engrenagem movendo todas essas coisas, as pequenas e as grandes, tem alimentado ficções e reflexões séculos afora. "O que tem de ser tem muita força", resumiu Clarice Lispector. Um escritor angustiado como o checo Franz Kafka construiu contos inquietantes partindo de pequenos acasos. Fatalidades formam exércitos de pessimistas e de otimistas.
Entre os primeiros, ganharam espaço os aforistas da lei de Murphy, aquela cuja primeira máxima é "se alguma coisa pode dar errado, ela vai dar errado". A lei foi sintetizada por um engenheiro aeronáutico que procurava eliminar todas as possibilidades mecânicas de acidente de vôo. Ela fez sucesso, ganhou frasistas, até sentimentais: "Se você encontra a garota de seus sonhos, ela já encontrou o garoto dos sonhos dela". E humoristas: "Se alguma coisa que podia dar errado parece que está dando certo, é óbvio que você cometeu algum engano". Ou: "Não é possível criar alguma coisa à prova de trapalhões, porque os trapalhões são criativos".
Autoria: Ivan Angelo Extraído do site: http://www.quemtemsedevenha.com.br/pequenas_fatalidades.htm

Significado de fatalidade:

s.f. Destino inevitável: a fatalidade opõe-se à liberdade.

Conseqüência inarredável, desastrosa de algum acontecimento: a fatalidade da morte.

Coincidência deplorável, acaso infeliz, funesto.
Desgraça.
(dicionário)





Acidente com bonde de Santa Teresa deixa um morto e sete feridos no Rio de Janeiro



Vitor Abdala

Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro




Um acidente envolvendo um bonde de Santa Teresa causou a morte de uma passageira e ferimentos em pelo menos sete pessoas, na manhã de hoje (16). O bonde teria colidido com um táxi na subida da Rua Paschoal Carlos Magno. Em seguida, o veículo perdeu o sistema de freio, desceu de ré e bateu na lateral de um ônibus que subia a rua.




Segundo o condutor do bonde, Gilmar Silvério de Castro, o táxi bateu justamente no sistema de freio eletrônico, que fica na frente do bonde, e, com isso, ele não foi capaz de impedir que o veículo descesse na contramão.



Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, morreu ao saltar do bonde na hora em que ele descia, sem controle, de ré. Além de Andreia, mais passageiros também saltaram do bonde e ficaram feridas, segundo Gilmar.


"O bonde voltou de ré e o pessoal começou a pular [para fora do bonde]. Foi quando o pessoal se machucou. Se ninguém tivesse pulado, a menina não teria morrido e ninguém teria se machucado. Só o ônibus e o bonde que ficariam 'machucados'", disse.


Gilmar, que trabalha há 26 anos como condutor de bonde em Santa Teresa, dirigia um dos novos modelos adquiridos recentemente. Segundo ele, o novo bonde não tem sistema de freio manual como os antigos e, uma vez danificado, não há como parar o veículo.


A Delegacia de Polícia de Santa Teresa está investigando o caso. Segundo os policiais, a perícia esteve no local analisando as causas do acidente. Uma perícia especial no sistema de freios do bonde será realizada amanhã (17) por um engenheiro mecânico.


A Secretaria Estadual de Transportes, responsável pelo bonde, divulgou uma nota lamentando o acidente e informando que está apurando as suas causas.



"Hoje de manhã, assistindo a um programa de TV, ouvi uma reportagem sobre o acidente com Bonde de Santa Teresa no Rio de Janeiro o qual resultou na morte de uma pessoa e deixou outras feridas, onde o Secretário Estadual de Transportes alega que o acidente foi uma fatalidade. Fatalidade? De acordo com depoimentos dos funcionário, a situação dos bondes já é precária há algum tempo.
Não quero fazer julgamentos e dizer o que pode estar ou não certo... não sou parente das vítimas... mas achei a palavra FATALIDADE muito forte e percebo que esta vem sendo utilizada em várias outras situações como "desculpa" para aceitar a verdade ou reconhecer os fatos.
Foi fatalidade a queda de muitos aviões, o acidente com o piloto Felipe Massa, os acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias nas rodovias de nosso país, ocasionados por begligência de muitas pessoas.
A palavra FATALIDADE acaba sendo desculpa para muitas explicações..."






2 comentários:

  1. Outra coisa que me incomoda bastante é ouvir as pessoas dizerem: "Deus quis assim"! OU então: "Tinha que ser assim"!
    Dizer que foi uma fatalidade ou que Deus quis daquela forma faz com que deixemos de lado a nossa responsabilidade por tentar,de todas as formas, que as coisas dêem certo! É muito fácil dizer que nosso destino já está traçado... Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É Fácil colocar a culpa no destino quando a responsabilidade está em nossas atitudes.

    ResponderExcluir

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos