quinta-feira, 8 de abril de 2010

É a língua que nos une!

"Mais do que o território, mais do que os costumes, mais do que a história e geografia, é a língua que nos une. Por meio dela, desenvolvemos não só uma identidade, mas também a capacidade de conciliar diferenças. Conhecer esta língua, entender os seus sentidos e desvendas as possibilidades constituem uma forma efetiva de integrar-se a uma nação. E uma nação se faz digna e soberana quando o domínio da língua está ao alcance de todos. (...)"

(Oriovisto Guimarães - Diretor-Presidente do Grupo Positivo - Mini Dicionário Aurélio, pag. 03 - Jul./09)






Uma nação se faz digna quando o domínio da língua está ao alcance de todos!



Será que a preocupação em proporcionar a educação básica às pessoas está enraizada dentro do coração de todas as pessoas? 

Quando a gente vê nos noticiários que crianças e adolescentes estão sendo afastados das escolas para trabalhar, temos a impressão de que a educação não passa de apenas um "capricho" de poucos. Os pais e responsáveis não se esforçam para que seus filhos tenham acesso ao aprendizado escolar. Mais que isso, os incentivos do governos não são suficientes para educar a imensa quantidade de crianças deste país. Claro, que depende de muita mudança, em muitas áreas... 

É triste ver pessoas que mal sabem escrever o nome, não conseguem nem identificar alguns números básicos. Pior... é muito triste ver crianças que freqüentam as escolas e não conseguem se quer entender o que se lêem...





Sem mais palavras...



Um comentário:

  1. Pois é... e ainda tem mais coisas complicadas... por exemplo aqueles que tem as melhores escolas e a melhor educação... Gente que cresce em escola particular, faculdades renomadas e vão parar nos grandes cargos das melhores empresas e continuam escrevendo como se fossem completos analfabetos... Culpa de quem? Sinceramente, da falta de cuidado com a própria língua, que deveria ser cuidada como o bem dos mais preciosos que temos... pois a comunicação depende demais dela... Uma pena que seja assim, não?

    Abraço!

    ResponderExcluir

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos