terça-feira, 2 de março de 2010

Guia de Nutrição para os 20, 30, 40, 50, + ... - Parte II

Reeducação alimentar aos 30

Troque itens de sua alimentação por outros mais saudáveis. Isso ajuda a combater o stress e o esgotamento mental, além de dar pique para você resolver as mil e uma tarefas diárias.






- Use o restaurante por quilo a seu favor. Em vez de se entregar à variedade de comida (que faz a gente comer demais!), comece pelo bufê de saladas, que devem ocupar dois terços do seu prato. Depois complete com uma porção de carboidratos e uma de proteínas.

- Inclua quinoa na sua rotina. O grão é uma fonte de proteínas, fibras, vitaminas, ferro, cálcio e ômega 3 e 6 e tem menos calorias que a aveia.

- Para prolongar a juventude interna e externa, coloque sempre em seu prato alimentos ricos em carotenoides - responsável pelo colorido da cenoura, da abóbora, do tomate, da manga, do mamão... "No organismo, essa substância se transforma em vitamina A e é capaz de prevenir o envelhecimento provocado pelo sol, atenuar linhas de expressão e estimular a síntese do colágeno", diz a dermatologista Adriana Vilarino.

- Anote aì a receita para ter mais pique no trabalho: duas castanhas-do-pará e dois damascos por dia. Essa combinação protege o sistema imunológico, combate os radicais livres e fornece nutrientes como ferro e potássio.

- Tire o saleiro da mesa. O excesso de sal retém líquido deixando você inchada e com a sensação de estar gorda. Mais uma má notícia: o vilão favorece o aparecimento de celulite e bolsas embaixo dos olhos.

- Se você anda mal-humorada, experimente colocar no prato alimentos ricos em ácido fólico e selênio. O primeiro auxilia no equilíbrio das funções cerebrais e o segundo no combate ao cansaço mental. São boas fontes dessas substâncias: feijão-branco, suco de laranja, fígado, ovos e frutos do mar.

- Não há nervosismo que resista a uma xícara de chá feito com 2 colher (sobremesa) de alecreim, jasmim ou melissa. "Essas ervas são capazes de atenuar o sistema nervoso central, ajudando a acalmar. Beba três vezes ao dia", indica a fisioterapeuta Adriana Sarti.

- Para turbinar a ação do seu creme anti-idade, consuma diariamente uva, brócolis, maçã, alho e cebola. Fontes de flavonóides, retardam os sinais do tempo em três anos ou até seis se cozinhar com azeite em vez de margarina e molho de tomate no lugar do creme de leite.

- Contra o ressecamento excessivo da pele, experimente ingerir 1 colher (sopa) de óleo demacadâmia por dia. Poderosa fonte de ômega 7, ele regenera os tecidos e hidrata profundamente.

- O hábito de chupar balas para enganar a fome pode estar sabotando a sua dieta.

- Comer frutas cítricas, como laranja, acerola, tangerina e limão, três vezes ao dia, ajuda a combater o envelhecimento e a prevenir o câncer e doenças do coração.

- Durante a TPM, uma em cada quatro mulheres come 87% mais calorias que o habitual. Para evitar que o ponteiro da balança suba, coloque no prato cereais integrais e carne vermelha. Ricas fontes de vitaminas B6, aumentam a produção de serotonina e espantam a compulsão.

- Quem gosta de petiscar, tem um bom motivo para consumir amêndoas. Estudo do City of Hope National Medical Center, na Califórnia, Estados Unidos, mostrou que quem ingere oito unidades por dia consegue acelerar o metabolismo, ficar saciado mais rapidamente e perder peso.

- Dor de cabeça, insônia, ansiedade e diarréia podem ser sinais de que você anda exagerando no cafezinho. "O limite é de 6 xícaras pequenas por dia", diz a nutricionista Cristina Duarte.


(Ulrica d´Orey, Shâmia Salem e Simome Ota - Guia de Nutrição para os 20, 30, 40, 50, +... - Revista Claudia, Março/09, pág, 139 - 141)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos