quarta-feira, 3 de março de 2010

Guia de nutrição para os 20, 30, 40, 50, + ... Parte III

Alimentos funcionais aos 40




Aposte suas fichas em ingredientes que, comprovadamente, retardam o envelhecimento, aceleram o metabolismo e amenizam os efeitos das mudanças hormonais que estão para se instalar.

- Está com uma fome louca para atacar vários pães de queijo? Pois trate de enganar o estômago consumindo alimentos pouco calóricos e que satisfazem por bastante tempo, como melancia e verduras com talos, como agrião, rúcula e salsão.

- Está difícil perder os últimos quilos? A nutróloga Sylvana Braga tem duas sugestões: ingerir diariamente uma xícara de chá de framboesa e duas fatias de abacaxi. A primeira fruta acelera o metabolismo enquanto a segunda supre 43% da necessidade diárias de cromo, mineral que ajuda a controlar o apetite.

- "Se suas aulas de musculação já não estão dando muito resultado contra a flacidez provocada pela diminuição da massa magra e o aumento da gorda, é interessante rechear o cardápio com proteínas magras, como peito de peru e de frango, chester, peixe e iogurte desnatado", aconselha a nutricionista Cynthia Antonaccio.

- Pesquisadores da Universidade da Califórinia, nos Estados Unidos, recomendam às mulheres consumir dez porções por dia de hortaliças, frutas e legumes. Eles possuem fitoquímicos, que reduzem o risco do câncer de mama.

- Boa notícia para quem é fã de azeite de oliva extra virgem: a recomendação diária para proteger o coração e as artérias é aumentou de 1 para 2 colheres (sopa) por dia.

- Se você sabe dos benefícios antioxidantes do chá verde, mas não consegue ingerir as 3 xícaras recomendadas por dia, prepare um milk-shake de chá. Deixe 2 sachês em 3 xícaras de água fria por 15 minutos e bata no liquidificador com 1 pote de iogurte desnatado, gelo e adoçante.

- Amenize a vontade de comer doces: bata no liquidificador 1 copo de água, 1/2 pêra e gotas de limão. Beba em jejum e espere meia hora para tomar o café da manhã.

- A banana também ajuda a fazer o intestino funcionar como um relógio. Basta misturá-la com iogurte desnatado.

- Anote esta: 1 xícara de brócolis cozidos oferece 10% da dose recomendada por dia de ferro, fibras e vitamina C.

- O licopedo aumenta a resistência da pele à radiação ultravioleta. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, para a aumentar a absorção, é preciso associar uma fonte de gordura monoinsaturada e aquecer. Um jeito rápido de fazer isso é picar o tomate com casca e tudo, distribuí-lo sobre uma fatia de pão, regar com um fio de azeite e levar ao forno pré aquecido por cinco minutos.

- Receita refrescante para equilibrar os hormônios: no liquidificador bata 1/2 copo de água, 1 laranja, 4 morangos e 1/2 kiwi. Este suco tem magnésio, ferro e vitaminas A, B e C, e deve ser ingerido 40 minutos antes do café-da-manhã para potencializar a ação dos nutrientes.

- Usar arroz preto no lugar do branco só traz vantagens: ele contém 20% mais proteína, 30% mais fibra e é rico em substâncias que previnem a hipertensão e o diabetes, além de beneficiar o funcionamento dos rins. É melhor do que o integral.

(Ulrica d´Orey, Shâmia Salem e Simome Ota - Guia de Nutrição para os 20, 30, 40, 50, +... - Revista Claudia, Março/09, pág, 139 - 141)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos