quinta-feira, 4 de março de 2010

Guia de nutrição para os 20, 30, 40, 50, + ... Parte IV

Ingredientes Fitoterápicos aos 50

Nesta fase da vida, seja criteriosa com o tamanho das porções e com o que coloca no prato. Abuse as ervas, chás e alimentos que promovam saúde. Assim, você emagrece, ganha mais disposições e longevidade.




- Uma taça de vinho tinto três vezes por semana faz bem ao coração - previne o entupimento das artérias. Mas se você não consome álcool, saiba que o suco de uva, 1/4 de maçã verde ou um quadradinho de chocolate amargo possuem a mesma quantidade de polifenóis.

- Nada de jogar o talo da salsinha fora, pois ele possui uma quantidade maior de cálcio do que as folhas.

- A queda natural do metabolismo em 15% exige que você reduza o tamanho das porções para não ganhar peso. Mas se já come feito um passarinho, tome 1 copo de suco light cinco minutos antes da refeiç~eo e mastigue mais vezes cada bocado para não sair da mesa com fome.

- Para eliminar as toxinas e os radicais livres do organismo, consuma sempre que possível nabo, rabanete, abóbora japonesa, maçã, soja, pepino, brócolis, almeirão, chicória, melão e gengibre. Todos são poderosos.

- Reduzir o colesterol em até 5% sem tomar remédio parece bom, não é mesmo? Pra isso, basta investir em fibras solúveis, como as encontradas na aveia. A dose diária é de 1 xícara da versão em flocos e 1/2 do farelo.

- Tomar diariamente 3 xícaras de chá de alecrim com fucus, chá verde e anis-estrelado ou hortelã ajuda a queimar a gordura localizada e estimular o sistema linfático.

- Da próxima vez que for fazer macarrão, escorra a massa e leve-a para gelar por 20 minutos. O choque térmico reduz o índice glicêmico, fazendo com que seja absorvido pelo organismo mais lentamente. Isso faz com que o organismo estoque menos gordura fazendo com que você sinta menos fome.

- Para amenizar os sintomas da menopausa, invista o quanto antes nas isoflavonas (encontradas na soja) e nas lignanas (presentes na linhaça).

- Dá-lhe espinafre. A hortaliça contém luteína, pigmento que previne uma doença bastante comum na maturidade, a degeneração macular relacionada com a idade, que prejudica a visão.

- Para melhorar a libido, vá de maçã, goiaba, melão, amendoim e pimenta-vermelha.


(Ulrica d´Orey, Shâmia Salem e Simome Ota - Guia de Nutrição para os 20, 30, 40, 50, +... - Revista Claudia, Março/09, pág, 139 - 141)

Um comentário:

  1. Hola
    Es interesante tu blog. Οtгos articulos no me molaron tаnto, sin еmbargo еn general son bastante buenos.

    Saludos!
    Here is my blog post : Asul

    ResponderExcluir

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos