quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Uma breve história do trabalho duro


Seu tataravô sabia o que significava trabalho duro. Ele transportava feno o dia inteiro para se certificar que o gado teria o que comer. (...) Trabalho duro é isso.

O significado de trabalho árduo em uma economia de trabalhos manuais era claro: ser impulso das máquinas e organizações. Trabalhar duro significava produzir mais. Produzir mais, é claro, era a melhor maneira de alimentar a família.

Esses dias já se foram há muito. A maioria de nós já não usa mais os corpos como se fosse máquinas - a não ser que paguemos pelo privilégio de nos exercitar em uma academia. Hoje, grande parte da força de trabalho fica sentada atrás de uma mesa. Sim, ficamos ali por muitas horas e o único esforço pesado que fazemos é colocar uma garrafa de água no refrigerador. Você ainda acha que o seu trabalho é árduo?

Alguém poderia argumentar: "Ei, trabalho nos fins-de-semana e faço serão. Começo cedo e termino tarde. Estou sempre à disposição, permanentemente conectado. " Desculpe, mas mesmo que você seja workaholic o seu trabalho nem chega perto de ser árduo.

É claro que você trabalha muito, mas, hoje, "muito" e "duro" são duas coisas diferentes. Antigamente era possível medir quantos acres alguém cobria colhendo grãos ou quantos lingotes de aço produzia. Trabalho duro significava mais trabalho. Mas o passado não leva necessariamente ao futuro. Nosso futuro no ambiente de trabalho não tem nada a ver com o tempo. O futuro diz respeito ao trabalho verdadeiramente duro e não apenas ao que consuma tempo. tem a ver com o tipo de trabalho que exige que exige que nos superemos e não apenas registremos os nossos horários de entrada e saída. É do trabalho duro que dependem nossa futura segurança no emprego, nossos lucros financeiros e nossa alegria de viver.

Tomas decisões emocionais difíceis - como abandonar um emprego e começar o próprio negócio - são trabalhos duros, assim como inventar um novo sistema, serviço ou processo que seja notável. É um trabalho duro dizer ao seu chefe que ele está sendo intelectual e emocionalmente preguiçoso; ou dizer à diretoria  que o projeto que vem sendo desenvolvido há um longo tempo deve ser abandonado em favor de uma nova e aparentemente arriscada alternativa; ou tomar boas decisões sem dispor de todas as informações. Seria muito mais tranqüilo ficar parado observando a empresa se diluir no éter.

Nos dias de hoje trabalhar duro é assumir riscos aparentes. Não me refiro a riscos malucos, como apostar o futuro da empresa num produto não testado. Não é isso. Risco aparente é algo que a concorrência (e os seus colegas de trabalho) não acreditam ser seguro, mas você descobre que seria muito mais conservador do que manter o status quo.

(...)

Nenhuma das pessoas que estão acumulando incríveis histórias de sucesso e criando coisas legais estão trabalhando mais do que você. Eu odeio dizer isso, mas elas tampouco são mais inteligentes do que você. Elas estão vencendo porque trabalham duro.

A medida que a economia avança, muitos de nós estão escolhendo o caminho mais fácil de saída. Trabalhamos para "O Chefe" e deixamos todo o trabalho duro por conta dele, enquanto nós apenas acumulamos horas extras. Estamos voltados para o futuro, para uma definição de trabalho da idade da pedra.

(...)

Trabalho duro tem a ver com risco, e começa quando você lida com sentimentos que preferiria evitar: medo do fracasso, medo de se destacar, medo de rejeição. Trabalho duro tem a ver com autotreinamento para a superação dessas barreiras de modo que for possível: passando por cima dos obstáculos, cavando um túnel sob eles, ou derrubando-os. Depois disso, você deve repetir a operação no dia seguinte.


O grande insight é: quanto maior for a aparência do risco do trabalho duro de seus (inteligentes) colegas, mais seguro o trabalho será na realidade. Quem constrói um futuro à prova de recessões para si são as pessoas que têm conversas difíceis, que inventam produtos notáveis ou que estão tentando ultrapassar os limites estabelecidos (e que, talvez, continuem indo para casa às 17 horas).

Portanto, amanhã, quando você for para o escritório, transpire, sue a camisa. O seu tempo vale o esforço.

(Seth Godin em O Futuro Não é Mais o Mesmo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos