domingo, 3 de abril de 2011

Cine Alvorada

A maior sala de cinema do Brasil encerra amanhã suas atividades

O Cine Alvorada fechará suas portas amanhã, 31/03, depois de 52 anos de atividades em Leme. É o fim daquela que era considerada a maior sala de cinema em atividade no Brasil, com 1.222 lugares, segundo o jornal "O Estado de São Paulo". O movimento do fechamento foi a queda de público neste início de ano, o que acabo gerando um prejuízo de R$ 20 mil para o antigo proprietário, Kamal Taufic Nassif.

"Estou triste, muito triste, já chorei mais de 20 vezes. Com a queda no público, o cinema teve um prejuízo de nestes três primeiros meses de 20 mil reais. Isso me derrotou", disse emocionado o empresário lemense, de 83 anos de idade e que desde os 18 está ligado com o cinema de Leme.

Inaugurado no dia do aniversário da cidade, em 29 de agosto de 1959, e localizado na avenida principal da cidade, que leva a data de fundação do município, o Cine Alvorada preserva até hoje as mesmas características e detalhes arquitetônicos, incluindo as antigas poltronas, que sempre foram motivo de reclamação dos cinéfilos por conta do desconforto. Mesmo assim pouca coisa mudou. Apenas alguns ajustes quanto a qualidade do som atualizado ao longo do tempo para um dolby stereo e projetores.

Pelas duas máquinas de projeção "Simblex XL", de 1970, muitos filmes clássicos do cinema mundial arrebataram o público da região com filas extensas. O Alvorada, no início, era conhecido por exibir filmes mais finos, na época do cinema scope (wide screen), como "Ben Hur", "O Manto Sagrado", "Os Dez Mandamentos", "Volta ao mundo em oitenta dias" ou "E o Vento Levou". "Titanic", exibido em 1997 e estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, foi a sua maior bilheteria e o filme com maior tempo em cartaz, permanecendo por meses atraindo o público da região.


Esse texto foi originalmente publicado no site O Movimento, em 30/03 de autoria de Ricardo Missão, que pode ser visualizado através do link:



Há essas alturas, o Cine Alvorada vá fechou... estou vindo tarde expressar minha opinião a respeito. 


O advento da era digital, com filmes projetados com tecnologia em 3D, bem como o acesso aos filmes através da intenet foram fatores que contribuíram para a diminuição do público no cinema.


Muito se fala sobre as decisões tomadas pelo Kamal em vender o Cine Alvorada, e muito se fala sobre as manifestações do público. Cada um tem razões suficientes para defender suas idéias. Mas será que todos esses manifestantes eram freqüentadores assíduos das sessões de cinema? É muito fácil criticar o Kamal, mas não deve ser fácil manter um "negócio" na qual os prejuízos são maiores que os lucros.

Até agora não sabemos qual será o destino do imóvel, a cada dia uma nova informação sobre isso é comentada pela cidade. Mas isso não é o mais importante... É muito triste... para muitas pessoas o Cine Alvorada foi especial pelo papel que representou.

É isso!!

Abraços....

Um comentário:

  1. PROTESTO DIA 04/04/2011 EM FRENTE A CAMARA MUNICIPAL DE LEME A FAVOR DO TOMBAMENTO DO CINE ALVORADA COMO PATRIMONIO HISTORICO/CULTURAL

    ResponderExcluir

Pessoal, estou aberta a qualquer comentário que queiram fazer... opinar, criticar, sugerir... aguardo!

Adicione o Tolerância Um!!! aos seus favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos